Check-up da Próstata

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos.

A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen. A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, atravessa o centro da próstata.

O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens depois do câncer de pele, cerca 20% dos homens serão diagnosticados durante a vida. É a 2ª principal causa de morte por câncer em homens.

Na grande maioria das vezes, o câncer de próstata é assintomático.

Sintomas podem aparecer no câncer de próstata conforme o avanço da doença, mas estes sintomas que serão exemplificados não são específicos da doença, podem ocorrer em outras patologias.

Esses sintomas são:

- Fluxo de urina fraco ou intermitente.
- Vontade súbita de urinar.
- Micção freqüente (principalmente à noite).
- Problemas para iniciar o fluxo de urina.
- Sensação de resíduo após urinar.
- Dor ou ardor ao urinar.
- Sangue na urina ou sêmen.
- Dor nas costas, quadris persistente
- Falta de ar, sensação de muito cansaço,
- Batimento cardíaco acelerado, tonturas ou pele pálida causada por anemia.

Outras condições podem provocar os mesmos sintomas, somente seu médico pode correlacionar a clínica a condição patológica. Enquanto os homens envelhecem, a próstata pode ficar maior e bloquear a uretra ou da bexiga. Isso pode causar dificuldade para urinar ou problemas sexuais. A condição é chamada hiperplasia prostática benigna (HPB), e, embora não seja câncer, pode ser necessária a cirurgia. Os sintomas de hiperplasia prostática benigna ou de outros problemas na próstata pode ser como sintomas de câncer.

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.

O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.